A escola tem por finalidade ensinar os
conteúdos solicitados no currículo escolar, mas também deve ter a preocupação
de realizar um trabalho voltado para a construção da moralidade a partir da
discussão das atitudes das crianças, preparando-as para lidar com diversas
situações em seu cotidiano.
Acredita-se que, em especial na Educação
Infantil, as histórias devem fazer parte da rotina do planejamento do educador,
pois é recurso pedagógico fundamental que trabalhado de forma adequada, ajuda
as crianças a resolverem as situações encontradas. A partir disso, pensou-se em
discutir sobre o uso do gênero Contos de Fadas para o desenvolvimento dos
valores morais das crianças pequenas. Oliveira (1994; p.46) defende que os
contos facilitam a compreensão das características humanas e a convivência
social.
A literatura infantil e,
principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da
criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide
as (os) personagens em boas (bons) e (ou) más, belas (belos) ou feias (feios),
poderosas (poderosos) ou fracas (fracos), etc., facilita a compreensão da
criança acerca de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social.
Os contos de fadas ainda influenciam no
processo do desenvolvimento das crianças, favorecendo o resgate de valores
como, por exemplo, o respeito ao ser humano. Entretanto, é preciso que as
crianças se envolvam na história, permitindo o resgate de verdadeiros
significados, podendo se identificar com os personagens, a fim de compreenderem
que nem sempre as pessoas e/ou situações são agradáveis. Para isso, é fundamental que o educador
selecione temas que oportunizem uma discussão moral na sala de aula, além de
usar a criatividade e o interesse para realizar essa atividade
Bettelheim
(2000) assinala que as crianças, através da utilização dos contos de fadas,
aprendem sobre problemas particulares dos seres humanos e sobre suas soluções.
É também através deles que a herança cultural é comunicada às crianças,
contribuindo para a sua educação moral.
É
essencial que a escola explore todos os valores morais que os contos de fadas
oferecem e assim possa desenvolver um trabalho produtivo e, sobretudo, ético.
Para isso, o educador deve utilizar esse gênero de modo consciente, facilitando
e mediando o desenvolvimento de suas crianças.
Uma
atribuição importante do educador é verificar a motivação das crianças para as
histórias nos diferentes períodos de seu desenvolvimento, a fim de conseguir
uma maior participação dos alunos na atividade e, deste modo, ter mais chances
de atingir seus objetivos.
Pesquisas
como de Dias (2005) enfatizam que o trabalho com as histórias infantis destacam
vários benefícios para o desenvolvimento das crianças pequenas. Como exemplos,
podem ser citados: a elaboração de conceitos, a resolução de conflitos, o
desenvolvimento da imaginação e criatividade, entre outros.
Martins
(2009) destaca quatro abordagens pedagógicas, sendo que o julgamento de valores
apresenta grande relevância para o presente estudo. Essa abordagem propõe que o
professor centralize a educação moral na discussão de dilemas morais e nas
atividades de expressão oral e escrita.
Puig (1998, p.53) define os dilemas
morais da seguinte maneira:
São breves narrações que apresentam
um conflito de valores. São histórias curtas que se referem a fatos
problemáticos, ou seja, a situações que apresentam uma disjunção de valor que
não tem fácil reparação, porque é necessário optar entre valores de alguma
forma desejáveis. Portanto, trata-se de situações que não oferecem uma solução
única nem uma solução totalmente clara, o que obriga os alunos a refletirem,
argumentarem e justificarem racionalmente a alternativa que lhes parece mais
justa.
É
importante que o professor considere e valorize todas as opiniões e ideias de
seus alunos, buscando sempre estimular o raciocínio dos mesmos, tendo em mente
que não há respostas certas ou erradas quando se trata de um dilema moral.
parabéns livia,seu trabolho é 10 e atravez dele irei dar mais consistencia ao meu.
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