Em linhas gerais, na Educação Infantil a
hora da história exerce um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, e
por fazer parte de sua rotina, merece atenção e um estudo referente de como
utilizar este recurso pedagógico de maneira adequada. A partir disso, pretendeu-se
com esta pesquisa oferecer ao professor contribuições para utilizar as
histórias infantis, em especial os Contos de Fadas, a fim de trabalhar os
valores morais apresentados, gerando uma discussão moral na sala de aula.
Com esta pesquisa, foi possível reforçar
a ideia que o gênero contos de fadas favorece o desenvolvimento moral das
crianças pequenas, sendo fundamental que os professores estejam preparados e
dispostos a utilizar procedimentos educativos mais adequados, ou seja, o
educador pode utilizar várias formas de leitura, gravuras, dramatizações com
fantoches, entre outras estratégias que tornam uma atividade prazerosa e
educativa.
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e
bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BENNETT,
William J. O livro das Virtudes. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
BETTELHEIM, B. A
psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. 3ª ed., v. 2.
Brasília,
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria,
análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DIAS, Ana Flávia Araújo. A importância dos contos de fadas no
desenvolvimento infantil. Revista Pátio Educação Infantil. São Paulo, ano
III, n.7, maio/junho 2005.
DISNEY, Walt. Clássicos Favoritos de Todos os Tempos. Canadá: Brimar Publishing.
EMERIQUE, Paulo Sérgio. Brincaprende:
Dicas lúdicas para pais e professores. Campinas, SP: Papirus, 2003.
GÓES, L. Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Pioneira,
1998.
JOLLES, André. Formas
Simples: legendas, saga, mito, adivinha, ditado, caso, memorável, conto,
chiste. São Paulo: Cultrix, 1976.
KRAMER, S. Com
a pré escola nas mãos: uma alternativa escolar para a educação infantil.
São Paulo: Ática, 2000.
OLIVEIRA, Áurea Maria de. Literatura infantil e o desenvolvimento
moral: A construção da noção de justiça em crianças pré-escolares. Tese de
doutorado. Unicamp, 1994.
PUIG, Josep Maria. Ética e
valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo.
1998.
PROPP, Vladimir I. Morfologia do conto maravilhoso. Rio
de Janeiro:Forense Universitária,1983.
VINHA, Telma Pileggi. O educador
e a moralidade infantil uma visão construtivista. Campinas: Mercado das
letras, 2003/2006.
ZILBERMAN,
Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário